13 setembro 2009



Plantão no Saemja divide servidores e diretoria



Cerca de 40 funcionários do Serviço de Água e Esgoto do Município de Jaú (Saemja) paralisaram as atividades na tarde de ontem no Setor Técnico, localizado na Vila Nova. O motivo foi a mudança proposta pela diretoria da autarquia para os plantões nos fins de semana.
Segundo apuração do Comércio, a modificação no esquema de trabalho foi feita de forma não-oficial aos servidores escalados para este fim de semana. Descontentes com a proposta, que poderia resultar em perdas salariais, os funcionários acionaram o Sindicato dos Funcionários da Prefeitura, Autarquias e Empresas Municipais de Jaú (Sinfunpaem).
A presidente da entidade, Eliana Aparecida Contarini, representou os trabalhadores na negociação. Segundo Eliana Aparecida, o problema diz respeito ao corte de horas extras e à diminuição do número de funcionários por plantão.
Representando o Saemja na negociação, o diretor técnico Francisco Carlos Martimiano conversou por telefone com a superintendente da autarquia, Claudia Baccaro.
A proposta foi manter o plantão do fim de semana e discutir a questão em reunião marcada para a tarde de segunda-feira. O resultado do encontro será levado ao conhecimento dos funcionários na manhã de terça-feira.

Prática

Martimiano diz que o Saemja pretende regularizar o trabalho dos plantonistas nos fins de semana e feriados. Segundo o diretor técnico, há uma prática antiga no setor de que o funcionário trabalha oito horas por dia, mas marca horas a mais no cartão de ponto. E o adicional de 50%, previsto em lei, seria aplicado ao total de horas anotadas e não às efetivamente trabalhadas.
O diretor técnico conta que a autarquia quer rever esse procedimento porque foi alertada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). A assessoria de imprensa do Saemja informa que o órgão fiscalizador apontou excesso de horas extras em relação às contas municipais de 2008.

Nenhum comentário: