02 maio 2006


O fato é que eu tô deprimida mesmo. De novo... Pode ser falta de fluoxetina, ou falta de alguma coisa que me deixe feliz, mas o fato é que lá vou eu as voltas com minha depressão. Agora sob nova fórmula!!! Virou um sono sem fim e um desânimo sem cura....
É dureza ser deprimida...
Ontem conversei um pouco com a Silvia lá na casa da Marcia.... Ela foi ao médico, vai tomar remédios. Ela também não está muito bem. Alias, ultimamente minha vida tem sido consolar quem não está muito bem.
Eu também não estou muito bem.... Mas nem sei o que dizer. Todo mundo sempre está procurando motivos pra não estar bem, mas acho que nem tem tanto motivo... Tem falta de motivos eu acho. Sempre está faltando alguma coisa, alguma coisa que faça as coisas serem mais aceitáveis. Eu acho minhas idéias de busca religiosas bem razoáveis, mas as vezes as pessoas não entendem bem, tipo, parece uma fuga pra elas eu acho. A verdade não é bem assim...
Eu penso que vale praticamente tudo pra tentar fazer da vida um lugar melhor pra se viver, seja lá o que for... Se qualquer coisa me deixar mais feliz, mais satisfeita, eu acho cabível tentar...
As vezes parece incompreensivel que as pessoas deixem a liberdade da vida pela prisão de dogmas pre estabelecidos, mas talvez a gente não tenha sido feito pra ser livre mesmo. Ter consciência do mundo, da vida, de tudo tem seu preço, claro... Com essas confusões emocionais, depressões e tudo o mais, pagamos por essa vida doida e emoções mais doidas ainda que temos.
Eu tô bem deprimida sim... Talvez seja falta de fluoxetina, talvez seja falta de um monte de coisas, sei lá.... Eu já passei por isso antes, e provavelmente vou passar um monte de vezes.
Espero que passe logo...


O que é Depressão?

Depressão (do latim depressione) é uma palavra freqüentemente usada para descrever nossos sentimentos. Em primeiro lugar, depressão não é um estado de tristeza profunda nem desânimo, preguiça, estresse ou mau humor. A depressão, enquanto evento psiquiátrico, é algo bastante diferente: é uma doença como outra qualquer que exige tratamento. Mesmo assim, podemos considerar a depressão como natural período de transição. São tempos de mudanças e crescimento, épocas que antecedem novos horizontes de amadurecimento do ser em constante processo de evolução.

Para entendermos melhor essa diversidade de sintomas depressivos, vamos considerar que, entre as pessoas, a depressão seria como uma bebedeira geral, onde cada pessoa alcoolizada ficasse de um jeito: uns alegres, outros tristes, irritados, engraçados, dorminhocos, libertinos... A única coisa que todos teriam em comum é o fato de estarem sob efeito do álcool, todos estariam tontos, com os reflexos diminuídos, etc. Na depressão também. Cada personalidade se manifestará de uma maneira.

Na verdade, ninguém sabe o que um deprimido sente, só ele mesmo e talvez quem tenha passado por isso. Nem o psiquiatra sabe: ele reconhece os sintomas e sabe tratar, mas isso não faz com que ele conheça os sentimentos e o sofrimento do seu paciente.

2 comentários:

Ernesto Dias Jr. disse...

Depressão é uma panela.

Excentric Herself disse...

Agora já sei de onde o Adriano tirou aquele senso de humor.... ¬¬